25 maio 2008

Turquia perdeu frente ao Uruguai

A Turquia, primeira adversária de Portugal no EURO 2008, perdeu o segundo de três amigáveis antes da sua partida para a fase final na Áustria e Suíça, isto apesar de ter estado por duas vezes em vantagem frente ao Uruguai, em Bochum.
Golos de Arda Turan e Nihat Kahveci não foram suficientes para impedir a derrota, embora nem tudo fossem más notícias para o seleccionador Fatih Terim, que viu o médio do FC Bayern München, Hamit Altıntop, ser titular pela primeira vez desde que fracturou o segundo metarso do pé direito em Março, ante a Bielorrússia. Yıldıray Baştürk também alinhou de início após uma prolongada ausência, tendo sido mesmo o experiente médio a estar na origem do primeiro golo turco, aos 13 minutos, quando Arda facturou de cabeça.
Contudo, o Uruguai respondeu à passagem da meia-hora de jogo, quando Luis Suárez converteu um penalty, a castigar uma falta cometida sobre si pelo guarda-redes da Turquia, Volkan Demirel. Os sul-americanos acabaram mesmo a primeira parte por cima, o que levou Terim a mexer na sua equipa ao intervalo, com Sabrı Sarıoğlu a render Hamit e Ayhan Akman a entrar para o lugar de Kazım Kazım, do Fenerbahçe SK. As alterações produziram efeito quase imediato, já que Nihat voltou a dar vantagem à Turquia aos 50 minutos, na sequência de um livre directo. O triunfo turco parecia destinado ao sucesso quando Sebastián Fernández desperdiçou uma soberana oportunidade para restabecer a igualdade no minuto 63. No entanto, esse cenário materializou-se mesmo a 12 minutos dos 90, com Suárez a aproveitar um erro de Gökhan Zan para bisar. A reviravolta ficou completa aos 85 minutos, altura em que Emre Belözoğlu cometeu grande penalidade, cabendo a correspondente conversão ao extremo do Benfica, Cristian Rodríguez, que havia sido lançado na partida aos 56 minutos.
A Turquia vai defrontar a Finlândia na quinta-feira, naquele que será o seu derradeiro amigável do estágio na Alemanha.

Turquia: Volkan, Hakan Balta, Gökhan (Mevlüt 87), Emre Belözoğlu (Halil 65), Mehmet Topal, Nihat, Yıldıray (Tuncay 65), Arda (Tümer 60), Emre Aşık, Hamit (Sabri 46), Kazım (Ayhan 46).

Uruguai: Carini, Alcoba, Godín, Gargano, Caceres, Eguren, Suárez, Cavani, (Fernández 46), Pereira (Silva 68), Giménez (Rodríguez 56), González (Flores 75).

(Fonte: UEFA)

Sem comentários: