30 maio 2008

Aviação turca volta a atacar posições do PKK no norte do Iraque

A aviação turca bombardeou ontem algumas posições dos rebeldes curdos do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque, anunciou o Exército turco.
Os ataques, descritos como "intensivos" foram lançados a partir das 11h00 locais (09h00 em Lisboa) e atingiram "16 alvos situados na região de Hakurk", indicou um comunicado colocado em linha no site do Estado-maior turco. O documento sublinha que a operação foi cumprida "com sucesso".
O último ataque aéreo da aviação turca contra o PKK no Iraque datava de 11 de Maio. O Exército turco não forneceu mais detalhes sobre o número de vítimas, sublinhando ter tido um "cuidado extremo para não prejudicar a população local" curda.
Desde meados de Dezembro - altura em que começou a receber informações secretas em tempo real por parte dos Estados Unidos - que o Exército turco bombardeia posições do PKK no norte do Iraque onde estão entrincheirados há vários anos, segundo Ancara, mais de 2000 rebeldes curdos em diversos campos. A Turquia lançou igualmente uma operação anti-terrorista com uma semana de duração, em Fevereiro, naquela região, uma iniciativa que foi criticada por Bagdad e pelos Curdos do Iraque. Várias centenas de rebeldes foram já mortos nessas operações, de acordo com o Exército turco. Por outro lado, a polícia de Izmir (oeste da Turquia) deteve um alegado rebelde do PKK que se preparava para cometer um atentado naquela cidade, avançou a agência Anatólia. Foi apreendido cerca de meio quilo de um explosivo plástico no apartamento do suspeito, de 29 anos, segundo a mesma agência. Outros cinco suspeitos foram detidos no âmbito dessa iniciativa, acrescenta a agência.

(Fonte: Público / AFP)

Sem comentários: