25 maio 2008

Autor do atentado contra o Papa quer nacionalidade polaca

O Turco Mehmet Ali Ağca, autor do atentado contra o falecido papa polaco João Paulo II em 1981, escreveu ao presidente da Polónia, Lech Kaczyński, pedindo que lhe seja concedida a nacionalidade desse país, informou o seu advogado.
Numa carta que será enviada na segunda feira ao presidente polaco, Ağca, preso em Istambul, afirma ser "o irmão espiritual" de João Paulo II, "um ser formidável e perfeito", assinalou o advogado, Hacı Ali Özkan.
A carta, que foi escrita em Turco, será traduzida em língua polaca antes de ser enviada. "A história da Polónia é imaculada (...) peço para ser cidadão da Polónia, país nobre de Karol Wojtyla, eleito Papa em 1978 e falecido em 2005", afirma Ağca na sua carta, segundo uma cópia em Turco.
O advogado explicou ainda que enviou, no início de Maio, os documentos legais ao consulado da Polónia em Istambul e que outros procedimentos estavam a ser realizados. "A decisão final é do presidente", declarou no início do mês à imprensa Piotr Paszkowski, porta-voz do ministério polaco dos Negócios Estrangeiros, antes de acrescentar que na sua opinião o pedido será negado por medidas legais."Para obter a cidadania polaca é necessário ter morado por pelo menos cinco anos no país", explicou.
João Paulo II perdoou o agressor e visitou Ağca em 1983 numa prisão italiana.
Após ter passado 19 anos numa prisão em Itália, o ex-militante ultranacionalista foi entregue em 2000 às autoridades turcas que o acusam de ter roubado um banco em 1970 e de ter assassinado um jornalista em 1979.

(Fonte: AngolaPress)

Sem comentários: