15 abril 2008

Durão Barroso diz que a UE e a Turquia "conseguirão grandes conquistas no futuro"

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, afirmou no passado Sábado em Istambul que a UE e a Turquia "conseguirão grandes conquistas no futuro".
Durante um cruzeiro no Estreito de Bósforo, Durão Barroso afirmou que a sua viagem de três dias à Turquia serviu para "aprofundar" o seu respeito pelo país. O presidente da Comissão Europeia definiu a sua visita como muito "frutífera", já que pode estar em contacto com o presidente turco, Abdullah Gül, e o primeiro-ministro do país, Recep Tayyip Erdoğan, além de representantes de vários sectores da economia turca.
Durão Barroso ressaltou que a sua visita à Turquia aconteceu num momento crítico, já que temas muito importantes estão a ser debatidos actualmente no país. "Na UE, não podemos permanecer indiferentes ao desenvolvimento dos eventos na Turquia. Estamos comprometidos com um futuro comum. Por isso, expressamos os nossos pontos de vista sobre o que ocorre na Turquia", acrescentou.
Durão Barroso explicou que incentivou Erdoğan, o seu Governo e os outros partidos com os quais se reuniu para "avançar nas reformas para pôr a Turquia perto da adesão à UE". "Pela nossa parte, quero ressaltar que a UE se compromete a continuar com as negociações de adesão", frisou.
Durante a sua estadia em Ancara, Durão Barroso conversou sobre vários temas, inclusive sobre Chipre e energia, e destacou que, apesar dos avanços, ainda há muitas coisas a fazer, principalmente nos campos da liberdade de expressão, e dos direitos sindicais, culturais, religiosos e das mulheres.
Durão Barroso disse que as reformas feitas até agora, como a extinção da pena de morte e a modificação do artigo 301 do Código Penal, que limita a liberdade de expressão, foram feitas "em benefício do povo turco". Em relação ao processo de ilegalização do Governo (Partido da Justiça e Desenvolvimento - AKP), Durão Barroso confessou-se "surpreso", mas não quis comentar sobre um caso que ainda está a decorrer na Justiça.

(Fonte: EFE)

Sem comentários: