08 abril 2008

Durão Baroso: Turquia deve "convencer a Europa"

O presidente da Comissão Europeia considerou, ontem, que a Turquia pode vir a ser membro da União Europeia, se respeitar todos os critérios, mas defendeu que o país deve convencer a Europa que é do interesse desta a sua integração.
"A Turquia pode vir a ser membro da UE se respeitar todos os critérios", declarou José Manuel Durão Barroso, adiantando, no entanto, que a sua integração "põe problemas de uma grande sensibilidade" e que há países europeus contra a adesão. Tendo em conta que a adesão à União exige a unanimidade dos Estados membros e que se ganha "também pelas opiniões públicas", Durão Barroso defendeu que os Turcos devem "convencer a Europa" que é do interesse desta "integrar a Turquia".
O presidente da Comissão Europeia, que inicia a 10 de Abril uma visita oficial à Turquia, respondia a perguntas após a realização de uma conferência na Faculdade de Letras de Lisboa sobre "A Europa e os desafios da Globalização", no âmbito dos 10 anos da licenciatura em Estudos Europeus. Segundo Durão Barroso, a visita à Turquia, a terceira de um presidente da Comissão Europeia ao país, "é muito importante". A visita visa acompanhar o processo de reformas de aproximação do país à UE e ocorre no meio das disputas internas na Turquia entre o governo islamita e o Estado laico. Durão Barroso é acompanhado pelo comissário europeu para o Alargamento, Olli Rehn, que já criticou a decisão do Tribunal Constitucional da Turquia de abrir o processo para a ilegalização do partido no governo, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, islamita moderado), por alegada acção contra o laicismo oficial do Estado. O comissário reiterou também que essa decisão do Tribunal Constitucional turco pode ameaçar a futura adesão do país à UE.
A propósito das adesões ao espaço comunitário, o presidente da Comissão Europeia declarou que "a Croácia será o 28 Estado membro, os países balcânicos poderão ser o conjunto seguinte e a Turquia poderá vir a seguir".

(Fonte: SIC)

Sem comentários: