04 março 2008

Exército turco anuncia que fará novas operações contra o PKK se for necessário


A Turquia vai realizar novas operações contra os rebeldes curdos do norte do Iraque quando considerar necessário, afirmou nesta segunda-feira o chefe das Forças Armadas turcas, Yaşar Büyükanıt.
O general Büyükanıt declarou em Ancara que a operação contra as bases dos rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) na zona de Zap, próximo da fronteira turca, realizada de 21 a 26 de fevereiro, foi um "grande sucesso".
"Devíamos dar [ao PKK] uma lição e assim fizemos", disse o general. "Temos outras lições para dar. Se for necessário, realizaremos outras operações. Essa foi só uma etapa na luta contra o terrorismo", acrescentou.
"Nem os Estados Unidos nem ninguém no interior [na Turquia] nos disseram 'parem com a operação'", disse Büyükanıt. "Se alguém provar que houve pressão americana, abandono o meu cargo", avisou.
Acusações desse tipo constituem, segundo ele, "um ataque não só ao Exército, mas também à Turquia".
A saída das tropas turcas foi anunciada no dia seguinte ao pedido do Presidente norte-americano George W. Bush, solicitando que as unidades saíssem "o mais rápido possível", uma mensagem repetida pelo secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates.

(Fonte: AFP)

Sem comentários: