07 fevereiro 2008

Parlamento turco aprovou o uso do véu islâmico nas universidades

O parlamento turco aprovou na noite de quarta para quinta-feira, numa votação final, uma polémica revisão constitucional que legaliza o uso do véu nas universidades, anunciou o vice-presidente da Assembleia, Nevzat Pakdil.
Na votação final, realizada por voto secreto, 404 votaram "Sim" e 92 "Não", o que supera os dois terços necessários (367 sobre 550) para uma modificação da Constituição, disse.
A emenda chave do projecto de revisão constitucional declara que "ninguém pode ser privado do seu direito à educação superior", numa referência às jovens turcas que usam o véu islâmico.
No total, o longo e conturbado debate em torno de um tema que suscitou fortes tensões políticas no país, durou mais de 13 horas.
Uma segunda votação está prevista para Sábado, para concluir a revisão proposta pelo Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, de raízes islâmicas, no Governo) e pelo partido da oposição nacionalista MHP.
O projecto provocou um forte movimento de resistência nos meios laicos turcos, bem como da oposição social-democrata, que afirmam que tal medida corrói os princípios laicos da Constituição da Turquia, país maioritariamente muçulmano, e que pode levar as mulheres com véu a exercer funções públicas e frequentar escolas, o que actualmente é estritamente proibido.
(Fonte: Diário Digital)

Sem comentários: