27 janeiro 2008

Turquia prepara-se para levantar a proibição do véu islâmico nas universidades


O partido AKP (no Governo), de raiz islâmica, e um partido fundamental da oposição, MHP, chegaram a acordo para banir a proibição do véu islâmico nas universidades do país. O comunicado conjunto explica que o acordo foi atingido com base na avaliação em termos de direitos e liberdades.
O primeiro-ministro, Tayyip Erdoğan, precisou dos votos do MHP para alterar a constituição nesse sentido.
A elite secular do país - que inclui generais, juizes e reitores das universidades, encaram a proibição do véu islâmico como essencial para a separação do Estado e da religião.
O MHP é o partido de acção nacionalista, de direita, que saiu dos antigos Lobos Cinzentos. Depois de cinco anos de eclipse, conseguiu obter uma representação parlamentar nas eleições antecipadas de Julho de 2007, com 71 deputados.
O lobo, símbolo da ideologia do MHP, é também o símbolo nacional da Turquia sob presidência de Atartürk. Paradoxalmente, o Pai da Nação turca, Atartük, definiu e lançou as bases para a construção de um Estado moderno, instituindo o laicismo.

(Fonte: Euronews)

2 comentários:

Duarte disse...

Se Ataturk fosse vivo dava duas voltas no caixão, primeiro pela utilização do símbolo que consagra a nova Turquia por ele criada, por um partido de raíz islâmica, segundo pelo recuo em medidas concretas, aparentemente inofensivas, mas indiciadoras de uma clara tendência de misturar religião e política.

Aziz disse...

Conta-me um colega de trabalho com cerca de 30 anos que quando andava na universidade tinha colegas que usavam lenço, e que quando estava no 4. ano passou a ser proibido. Que algumas decidiram deixar de estudar por isso e que a 2a melhor aluna do curso passou a usar uma cabeleira por cima do lenço.
Que a maioria das miudas que se ve ah porta das universidades a por e a tirar cabelos e lenços devem rogar pragas a quem lhes faz passar por isto...
Confesso que nao sigo muito do que se passa em temros politicos na Turquia, mas a mim parece-me ridiculo que uma miuda ande de lenço por todo o lado excepto no espaço da universidade.