08 janeiro 2008

Parlamento turco aprovou a proibição do fumo de tabaco em bares e restaurantes


O Parlamento da Turquia aprovou na quinta-feira a proibição do fumo de tabaco em bares e restaurantes, mas, segundo analistas, implementar a medida será difícil.
A proibição deverá entrar em vigor 18 meses depois do presidente da Turquia, Abdullah Gül, sancionar a lei.
A medida, revolucionária para os padrões turcos, aparece pouco depois de proibições semelhantes terem sido adoptadas em França, na Alemanha e também em Portugal. Muitos outros membros da União Europeia (UE) também baniram o fumo dos locais públicos fechados.
O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, defendeu a proibição, e o Parlamento aprovou a lei por 240 votos contra dois.
A medida abrange também os charutos, os cachimbos e os tradicionais narguilés, bastante procurados por turistas que visitam a Turquia e também pelos próprios Turcos.
Os fumadores de Ancara mostraram-se insatisfeitos com a medida antes mesmo da sua aprovação. "Essa proibição é revoltante. Isso contraria a liberdade individual", afirmou Mustafa Puskullu, um consultor de vendas, enquanto fumava um cigarro durante o almoço num centro comercial de Ancara. "Eu, com certeza, não vou obedecer a essa lei", acrescentou.
A Turquia, para além de ser um grande consumidor, é também um grande produtor de tabaco.
Num país com cerca de 70 milhões de habitantes, cerca de 20 milhões fumam, consumindo cerca de 115 bilhões de cigarros por ano, segundo as estatísticas.

(Fonte: Notícias da Turquia / Reuters)

Sem comentários: