08 dezembro 2007

Iraque adverte que responderá a eventual ataque turco


O ministro da Defesa iraquiano, Abdel Kader al-Obeidi, advertiu na passada quinta-feira que o Iraque não ficará de braços cruzados face a um eventual ataque turco contra as províncias curdas do norte do Iraque, noticiou a agência de notícias iraquiana Aswat Al Iraq.
Obeidi falava em conferência de imprensa conjunta com o secretário de Defesa norte-americano, Robert Gates, que chegou quarta-feira ao Iraque para uma visita surpresa.
"A situação no Iraque é conhecida, mas isso não significa que fiquemos de braços cruzados se algo acontecer ao nosso povo no território do Curdistão", disse o ministro, numa clara advertência à vizinha Turquia, em conflito com o ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que tem muitos milicianos escondidos em território iraquiano.
"Temos os nossos planos e coordenar-nos-emos com as forças multinacionais, bem como com o Governo do território (curdo)", acrescentou.
Obeidi disse que o Exército turco não lançou nenhuma grande operação no interior do território iraquiano e que, por enquanto, se limitou a bombardear com artilharia e aviões posições dentro do Iraque.
A Turquia mantém cerca de 100.000 soldados na zona fronteiriça com o Iraque para combater os terroristas do PKK.

(Fonte: Diário Digital)

Sem comentários: