27 dezembro 2007

Barzani considera que os ataques da força aérea turca são inaceitáveis


O presidente regional do Curdistão iraquiano, Massoud Barzani, avisou na passada segunda-feira a vizinha Turquia que está a perder a paciência com os repetidos bombardeamentos da força aérea turca contra posições rebeldes curdas no norte do Iraque.
Barzani, que falava à imprensa em Sulaimaniyah, reconheceu, contudo, que pouco pode fazer para os impedir.
A força aérea turca começou no passado dia 16 a flagelar posições dos rebeldes curdos do Partidos dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), tendo desde então efectuado quatro operações.
"Não podemos aceitar a continuação desta situação. Não podemos aceitar que as nossas aldeias sejam bombardeadas e que os nossos sejam mortos", disse Barzani.
O líder curdo recusou encontrar-se no passado dia 18 com a secretária de Estado norte-americana Condolezza Rice, quando esta efectuou uma visita de surpresa ao Iraque.
O presidente iraquiano, o também Curdo Jalal Talabani, que se encontrava ao lado de Massoud Barzani quando este falava aos jornalistas, disse que o ministro dos Negócios Estrangeiros tinha chamado o embaixador turco para lhe apresentar um protesto formal, mas acrescentou que não pretende alimentar as tensões com a Turquia.

(Fonte: Diário Digital)

Sem comentários: