16 dezembro 2007

Aviões turcos bombardearam posições do PKK no norte do Iraque

Aviões turcos bombardearam, na madrugada deste Domingo, posições situadas em território iraquiano que servem habitualmente de refúgio aos rebeldes curdos.
"As nossas primeiras informações falam de oito aviões de combate turcos que bombardearam povoados fronteiriços, especialmente a aldeia de Pashashan", afirmou o porta-voz dos peshmerga, Jabbar Yawa.
A agência de notícias Efe, informa que 24 caças turcos bombardearam a região, num ataque que durou quatro horas.
Este foi o maior ataque turco feito na região desde que o Parlamento turco deu autorização ao Exército para atacar os rebeldes do PKK em 21 de Outubro.
O ataque ocorreu perto do monte Kandil, no nordeste do Iraque, que serve de refúgio para os rebeldes do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
Jabbar informou que os ataques destruíram várias pontes, e que famílias inteiras estão a fugir da região. No entanto, o ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Ali Babacan, desmentiu que as áreas bombardeadas fossem civis e o PKK, através de uma nota na internet, confirmou o ataque aéreo contra posições rebeldes.


Vídeo dos bombardeamentos:


Hürriyet Video'larını izlemet için Flash 7 veya daha yüksek eklenti yüklenmeniz gerekmektedir. Yüklemek için tıklayınız!!!


(Fonte: EFE, France Press)

Sem comentários: