12 novembro 2007

Shimon Peres disse em Ancara que a paz entre Israelitas e Palestinianos é possível


O presidente de Israel, Shimon Peres, afirmou hoje durante uma visita à Turquia que acredita na possibilidade de paz entre o seu país e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP). "Eu acredito que nós podemos agora fazer a paz com os Palestinianos", declarou Peres em Ancara, durante uma entrevista conjunta com o presidente da Turquia, Abdullah Gül.
No entanto, Peres disse que o processo dificilmente avançará rapidamente. "É preciso tempo para se fazer a paz", declarou.
Os comentários de Peres surgem algumas semanas antes da realização de uma conferência sobre a paz no Médio Oriente, patrocinada pelos Estados Unidos, com o objectivo de relançar o processo de negociações de paz entre Israelitas e Palestinianos.
Gül, por sua vez, disse que o seu país espera que a conferência proporcione "resultados concretos e tangíveis" e que a Síria também seja convidada a participar.
Peres elogiou a participação de "todos os Estados moderados". Segundo ele, "a voz da paz ficará mais forte e mais alta" se mais países participarem. Advertiu para expectativas "excessivamente optimistas", mas disse considerar que a conferência será "um ponto de partida".

(Fonte: Agência Estado)

Sem comentários: