27 novembro 2007

Jornalista turca Zeynep Göğüş vai estar em Lisboa na próxima sexta-feira para um debate sobre as mulheres turcas e a Europa


A jornalista turca Zeynep Göğüş vai ser figura de destaque de um debate sobre a perspectiva das mulheres turcas em relação à integração do país na UE, na próxima sexta-feira, em Lisboa.
A conferência, que terá lugar no Edifício Jean Monnet, sede da delegação da Comissão Europeia em Portugal, às 15 horas, vai também comparar a situação das mulheres no modelo social europeu e na sociedade turca.
A jornalista turca convidada Zeynep Göğüş é uma europeísta convicta e membro da Associação Turca de Jornalistas, co-fundadora da KADER - Associação Turca de Apoio à Candidatura de Mulheres na Política - e presidente da Organização Não-Governamental TR Plus - Centro para a Turquia na Europa.
"A Turquia vai entrar pela porta da Europa no momento em que as políticas internacionais tornem desejável a sua integração na União Europeia", argumentou Göğüş, no site oficial da TR Plus.
Promovida pelo Centro de História Contemporânea e Relações Internacionais (CHRIS), em colaboração com a representação da Comissão Europeia (CE) em Portugal e a Embaixada da Turquia, a conferência-debate União Europeia/Turquia será a primeira de um ciclo de sessões sobre as mulheres e a Europa.
A sessão-debate, que tem também o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CCIG) e do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, vai ser dirigida pela ex-eurodeputada Maria Belo e contará com as participações da chefe da representação da CE em Portugal, Margarida Marques, e Elza Pais, a presidente da CCIG.
Sobre o tema Mulheres e Europa, os relatórios europeus demonstram que os índices de empregabilidade feminina têm aumentado nos últimos anos. Dos oito milhões de postos de trabalho criados na UE, seis milhões são preenchidos por mulheres, segundo o relatório anual sobre a igualdade entre mulheres e homens, de 2007. Contudo, em média, uma mulher recebe um pagamento 15 por cento menor que um homem, por cada hora de trabalho. Também os índices de segregação ocupacional e hierárquico por género não mostram sinais de diminuir, segundo o relatório europeu.
Os Estados-membros da UE têm como objectivo criar uma política de emprego activa para mais e melhores empregos na Europa, com uma meta prevista de 60 por cento de taxa de empregabilidade feminina para 2010.
O CHRIS, promotor do ciclo de debates sobre as mulheres e a Europa, é uma organização cujas orientações passam pelo acolhimento de projectos inovadores de cultura e pensamento, a promoção de debates públicos e a criação de vínculos com entidades estrangeiras similares.

Para mais informações contactar:
CHRIS (Centro de História Contemporânea e Relações Internacionais)
Tel +351 213 620 576
Fax + 351 213 903 171
chris2@mail.telepac.pt

(Fonte: Diário Digital / Lusa)

Sem comentários: