03 novembro 2007

Foram encerrados no norte do Iraque escritórios de partido ligado ao PKK


As autoridades da região autónoma do Curdistão iraquiano (norte do país) fecharam hoje os escritórios de um partido ligado aos separatistas curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), na cidade de Erbil.

"Decidimos fechar os escritórios de partidos políticos simpatizantes do PKK", afirmou uma fonte dos serviços de segurança do governo do Curdistão iraquiano.
"Começamos esta manhã a fechar as bases do partido Al Hal (Partido para uma Solução Democrática no Curdistão), em Erbil, e prenderemos os membros deste movimento se continuarem com as suas actividades", declarou a mesma fonte.
Os escritórios do Al Hal também serão fechados em Suleimaniya e Dohuk, as outras duas principais cidades do Curdistão iraquiano.
O anúncio foi feito pouco depois do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, ter exigido a adopção de medidas urgentes contra os grupos terroristas que utilizam o território iraquiano para atacar os países vizinhos.
"O facto das organizações terroristas baseadas em certas regiões do Iraque provocarem danos nos Estados vizinhos é uma questão que precisa de medidas urgentes e substanciais", declarou Erdoğan no discurso de abertura da sessão de hoje da conferência ministerial dos países vizinhos do Iraque e das grandes potências, em Istambul.
A Turquia ameaça executar uma acção militar contra as bases que o PKK tem no norte do Iraque. Ancara acusa os Curdos do Iraque, aliados dos Estados Unidos, de oferecerem refúgio aos rebeldes do PKK, além de fornecerem aos mesmos armas e explosivos.
Também na conferência, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban ki-moon, afirmou ser inaceitável o uso, por parte dos rebeldes separatistas curdos, do território iraquiano para a execução de ataques na Turquia.
O secretário-geral defendeu ainda a criação de mecanismos de cooperação entre a Turquia e o Iraque para garantir a segurança da fronteira entre os dois países.
"É claramente inaceitável que o território iraquiano seja utilizado para que se cometam ataques, e compreendemos as inquietações da Turquia", disse Ban ki-moon, diante dos ministros dos Negócios Estrangeiros do Iraque, dos países vizinhos, dos países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, assim como do G8.

(Fonte: AFP)

Sem comentários: