30 outubro 2007

Morreu o escritor curdo Mehmet Uzun


Já tinha falado neste blogue sobre Mehmet Uzun. Descobri hoje que faleceu no passado dia 11 de Outubro, vítima de cancro no estômago.
Viveu exilado na Suécia desde 1977 e voltou a Diyarbakır, no ano passado, para continuar o tratamento da doença. Quando regressou disse: "Digo a todo o mundo. No meu mundo não existe um hospital em Boston ou na Suécia. A partir de agora existe Diyarbakır. [...] Diyarbakır sempre teve um lugar especial no meu coração. Isso também se revela na minha literatura, naquilo que escrevi. E agora eu estou novamente com vocês em Diyarbakır. Estou no meu solo. Tudo aquilo que escrevi foi para o povo curdo, para vós. Eu dirijo-me ao mundo através de vós."

Uzun escreveu cerca de 20 livros em Curdo, Turco e Sueco, que foram traduzidos em muitas outras línguas.

Sem comentários: