25 outubro 2007

Delegação iraquiana de alto nível chega hoje a Ancara


Uma delegação iraquiana de alto nível visita hoje Ancara a fim de encontrar uma solução para a crise desencadeada pelos ataques de rebeldes curdos contra soldados turcos, no Domingo passado, na fronteira entre a Turquia e o Iraque.
Em Ancara, fontes diplomáticas disseram que esta pode ser a última oportunidade para que a parte iraquiana impeça uma incursão militar turca no seu território, com o objectivo de combater os guerrilheiros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
A delegação iraquiana incluirá dois altos funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros e representantes do Partido Democrático do Curdistão (KDP), dirigido por Massoud Barzani, e da União Patriótica do Curdistão (PUK), liderada por Jalal Talabani.
A Turquia negou-se a reconhecer Barzani e Talabani e seus respectivos partidos como negociadores, por considerar que dão abrigo a militantes do PKK no norte do Iraque.
O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Ali Babacan, que se deslocou a Bagdad no início desta semana para discutir a crise curda, disse que a delegação iraquiana será bem-vinda em Ancara se trouxer propostas concretas.

(Fonte: Diário Digital)

Sem comentários: