11 setembro 2007

Polícia turca desactivou bomba no centro de Ancara


A polícia turca desactivou hoje uma bomba de grande potência no centro de Ancara, no dia em que são assinalados os atentados de 11 de Setembro nos Estados Unidos.
Após quase três horas de trabalho, a brigada da polícia de Ancara conseguiu neutralizar o engenho colocado num autocarro estacionado num parque do centro da capital turca.
"O trabalho meticuloso das forças policiais impediu uma eventual catástrofe [...]. Nem quero pensar no que poderia ter acontecido se o atentado se tivesse concretizado", declarou, no local, aos jornalistas o governador da capital, Kemal Önal, que referiu "uma grande quantidade de explosivos".
As cadeias de informação NTV e CNN-Türk falaram na existência de 300 quilogramas de explosivos, mas esta informação não foi confirmada por qualquer fonte oficial.
O parque de estacionamento, com vários níveis, situa-se no bairro de Kurtuluş, uma zona residencial muito povoada e frequentada, no centro de Ancara, com vários estabelecimentos comerciais.
O governador explicou que cães detectaram explosivos no interior do veículo, aparentemente roubado, que as forças de segurança procuravam desde segunda-feira à noite.
Önal indicou que, até ao momento, o atentado não tinha sido reivindicado, sem precisar de que organização suspeitavam as autoridades.
Segundo a estação de televisão NTV, o tipo de explosivo descoberto no veículo apresenta semelhanças com os utilizados nos mortíferos atentados de Novembro de 2003 em Istambul, que visaram nomeadamente interesses britânicos e que foram atribuídos a uma célula turca da rede terrorista da Al-Qaeda.
Önal limitou-se a dizer que os explosivos se encontravam num veículo com matrícula falsa.
A polícia estabeleceu um perímetro de segurança em redor do parque de estacionamento, impedindo o acesso enquanto se procedia à operação de desactivação da bomba.
Em seguida, o explosivo foi levado para a academia de polícia, para ser examinado por peritos.
Equipas de bombeiros e ambulâncias foram enviadas para a zona, onde se situam também hospitais e instalações militares. Alguns edifícios públicos e residenciais foram temporariamente evacuados.

Sem comentários: