01 setembro 2007

Pentágono avalia se armas fornecidas ao Iraque passaram pela Turquia


Um alto funcionário do Pentágono irá ao Iraque na próxima semana para investigar se armas americanas fornecidas às forças de segurança iraquianas foram encontradas na Turquia.
O porta-voz do Pentágono, Geoff Morrell, afirmou na quarta-feira que não havia, até o momento, provas de que as armas fornecidas pelos americanos tenham sido utilizadas por rebeldes iraquianos contra as forças americanas ou pelos insurgentes do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) contra o exército turco.
E acrescentou: "se as armas vindas dos Estados Unidos chegaram às mãos de criminosos ou de terroristas na Turquia, isso não seria resultado de uma política deste departamento ou do governo americano".
Jim Haynes, conselheiro do Pentágono, foi à Turquia no mês passado para discutir estas questões depois das inquietações demonstradas pelo governo turco em Washington no mês de Maio.
De acordo com Ancara, os rebeldes do PKK utilizam o norte do Iraque como base das operações lançadas contra o exército turco, e a Turquia não exclui uma incursão militar no Iraque.
Numa análise aos números de série, as autoridades americanas confirmaram que algumas armas foram encontradas pela polícia turca depois de crimes violentos.
É possível que este armamento tenha sido perdido ou roubado em combate contra insurgentes iraquianos e depois contrabandeado pela Turquia, afirmou o jornal New York Times citando autoridades americanas.

(Fonte: AFP)

Sem comentários: