20 agosto 2007

Os cortes de água em Ancara foram suspensos


O presidente da Câmara de Ancara, Melih Gökçek, que tem sido muito criticado nos últimos tempos por não ter adoptado medidas preventivas em face da falta de reservas de água para o abastecimento da capital, disse ontem que se as pessoas continuarem a poupar água não haverá necessidade de continuar com os cortes de água.

No dia 1 de Agosto, o presidente da Câmara de Ancara começou a cortar água na cidade de dois em dois dias, em virtude da escassez de reservas de água nos reservatórios da cidade. Durante a segunda semana de Agosto e por um peródo de cinco dias todas as torneiras da capital secaram devido ao rebentamento de algumas condutas de abastecimento de água. Gerou-se o caos, com as pessoas a tentarem obter água em furos artesianos, por exemplo. Temeu-se o risco de epidemias. Nos hospitais a situação tornou-se preocupante com o anúncio por parte de alguns hospitais de que não poderiam receber novos doentes. Durante essa altura, e respondendo a algumas críticas, Gökçek chegou a dizer: "Não tomem banho! Lavem as cabeças!"
Por fim, o problema foi resolvido e o presidente anunciou que a água não seria cortada novamente durante um período de 10 dias. Ou seja, hoje recomeçariam os cortes de água.
Durante a semana passada o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdoğan, criticou a situação vivida em Ancara.
Ontem, numa conferência de imprensa, Gökçek agradeceu aos habitantes de Ancara por estarem a poupar água: "Peço aos habitantes de Ancara que continuem. Se o consumo diário de água baixar para os 600,000 metros cúbicos, não haverá necessidade de cortes de água. Se tivéssemos racionado a água antes de algumas condutas terem explodido, não teria havido necessidade de cortes de água".
O problema da água em Ancara ainda se agravou mais com o rebentamento de algumas condutas de abastecimento de água, o que provocou grandes perdas de água. Especialistas disseram que o rebentamento ocorreu em grande parte devido à mudança de pressão da água num sistema composto por infraestruturas pobres.
“Peço desculpa aos habitantes de Ancara pelas explosões nas condutas. Nunca quis que tal acontecesse. Tentámos abastecer Ancara com a maior quantidade de água possível através das condutas de abastecimento”, disse.
Gökçek também agradeceu o facto da cidade estar a poupar água, o que ajudou bastante à melhoria da situação. Acrescentou que durante o dia de hoje iriam ser espalhados pela cidade cartazes de agradecimento e de consciencialização para uma maior poupança de água. “Vamos resolver este problema de mão em mão", disse.
A Câmara está a levar a cabo trabalhos para trazer água para a cidade através da barragem Kesikköprü. Gökçek disse que o projecto estará completo no dia 31 de Dezembro. Também desmentiu o facto dessa água não ser potável, dizendo: “o partido da oposição e algumas organizações civis estão constantemente a difundir propaganda contra a barragem Kesikköprü. As suas alegações não são verdadeiras. Eu bebi água destilada recentemente [da barragem de Kesikköprü] durante um programa de televisão. Ninguém deveria ter nenhuma dúvida àcerca disso. Vamos adoptar todas as medidas necessárias para tornar a água de Kesikköprü mais saudável. Não haverá mais nenhum problema em Ancara depois do projecto Kesikköprü estar completo”, disse Gökçek.
Desde que começaram os cortes de água em 1 de Agosto, Gökçek tem enfrentado pressões para deixar o poder, por alegadamente ter falhado em adoptar medidas para evitar a situação actual da falta de água. Algumas críticas dizem que ele gastou o dinheiro a embelezar a cidade, a construir parques, a criar uma equipa de futebol, sem investir nas infraestruturas da cidade. Gökçek nega as acusaçõs e culpa o aquecimento global.

Sem comentários: