21 junho 2007

Turquia admite entrar no Iraque

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, garante que o seu governo autorizará, "se verificar que isso é necessário", uma operação militar, "de pequena ou grande escala", através da fronteira com o Iraque, a fim de combater os rebeldes curdos que se mostram agora mais activos.
"Estamos a analisar o assunto com as Forças Armadas e, se concluirmos que tal é necessário, tomaremos todas as medidas que entendermos como adequadas, mesmo que isso implique entrar no Iraque, porque não podemos permitir que os rebeldes do PKK realizem mais ataques contra o nosso país", afirmou Erdoğan.
Ancara, importante aliada dos Estados Unidos da América na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), quer que as autoridades iraquianas e norte-americanas lutem contra o ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), grupo separatista que conduz ataques contra os interesses da Turquia, sobretudo utilizando bases na região montanhosa da fronteira com o Iraque.
Questionado sobre se acreditava que as autoridades dos dois países honrariam as promessas de combater o PKK, Tayyip Erdoğan deu uma resposta ambígua: "Quero continuar a acreditar que vão honrar o que disseram."

(Fonte: Jornal de Notícias)

Sem comentários: