22 junho 2007

Seis alunos portugueses visitam Campo Espacial da Turquia


Seis alunos que frequentam o 3º Ciclo de Ensino Básico da Escola Básica Integrada da Ponte das Três Entradas foram seleccionados para uma estadia no Space Camp Turkey,
uma extensão da NASA.
A partida é já no próximo domingo, 24 de Junho, e o regresso está marcado para 30 de Junho.
“Os pequenos grandes astronautas do Alva”, foi o nome do projecto desenvolvido no passado ano lectivo na Escola Básica Integrada da Ponte das Três Entradas, no âmbito do programa Ciência Viva e que, este ano, mereceu o reconhecimento do Space Camp Turkey. Orientado pelo professor de físico-química João Pedro Saraiva, que acompanhará os alunos nesta aventura, o projecto incidiu sobre temáticas ligadas à astronomia e astronáutica, destacando-se a realização de uma sessão de observação nocturna do firmamento, a partir do Monte de Colcurinho, o ponto mais alto do concelho, uma sessão de observação do sol através de telescópio solar e o lançamento de microfoguetes.
A Associação de Física da Universidade de Aveiro (FISUA) também se assumiu como parceira dos “pequenos grandes astronautas do Alva” com a dinamização de uma sessão de exploração espacial.
“Vão estar num sítio onde muitos cientistas gostariam de estar”, referiu ao diário on-line do Correio da Beira Serra, Adelaide Calado, vice-presidente do Conselho Executivo da Escola, que considera “fantástico” o convite do Space Camp Turkey.
“Temos consciência de que este tipo de projectos não aparece todos os dias nas nossas escolas”, notou a professora que, na ausência do professor impulsionador do projecto, tem sido responsável pelos preparativos da viagem dos “jovens cientistas”. A selecção dos seis alunos baseou-se em critérios de aproveitamento e comportamento, pelo que Adelaide Calado sublinha que “esta é também uma forma de mostrar aos alunos que vale a pena andar na escola e ter bom comportamento”.
Ainda sem experimentar os simuladores dos astronautas, onde a gravidade é zero, Mauro Neto confessou ao diário on-line do CBS que só há pouco tempo “veio à terra”. É que o jovem estudante nem queria acreditar que tinha sido escolhido e que, no dia 24, estaria de partida para o campo espacial da Turquia. “Ao princípio pensei que fosse brincadeira”, frisou Paulo Minas, confidenciando que já fez várias pesquisas na Internet para saber o que o espera. “A gravidade zero é o que mais me atrai”, contou.
O gosto pelas ciências e por matérias relacionadas com a Física e a Química fazem, na verdade, as delícias dos seis jovens que integram o grupo de 12 portugueses que, domingo, rumam em direcção à Turquia. Daniela Figueiredo quer seguir Medicina, mas não esconde o gosto pela Astronomia. Já, a Ana Bernardo e a Sara Lopes não descartam a possibilidade de se poderem vir a interessar “a sério” pelo estudo das ciências físicas e químicas. “Gosto de Astronomia, mas ainda não decidi o que quero ser”, contou Jéssica Gonçalves.

(Fonte: Correio da Beira Serra)

Sem comentários: