26 junho 2007

Países do Mar Negro reuniram-se em Istambul para discutirem petróleo e gás


Os 12 países que têm costa no Mar Negro estiveram reunidos em Istambul, esta segunda-feira, para discutir o tema da energia.
Esta é uma região do globo rica em petróleo e gás natural. Por isso, o tema da energia é fundamental para cada um destes 12 países, que incluem a Rússia, a Turquia, ou ainda três países-membros da União Europeia: Grécia, Bulgária e Roménia.
O Mar Negro vai ser, dentro de alguns anos, atravessado por um oleoduto e dois gasodutos, todos com origem na Rússia. O porto búlgaro de Burgas é o destino de duas dessas infraestruturas, incluindo o gasoduto South Stream, que depois de chegar à Bulgária segue dois caminhos, para a Áustria e para o sul de Itália. Um outro gasoduto vai ligar o porto de Beregovaya a Samsun, na Turquia. A decisão de construír o South Stream foi confirmada na véspera desta cimeira, com a assinatura de um acordo entre a Italiana Eni e a Russa Gazprom.
A produção de gás e petróleo desta região é a segunda maior do mundo, depois do Golfo Pérsico. A Rússia assume um papel de especial importância, neste mercado, sobretudo no que toca às vendas de gás à União Europeia. Os 27 importam cerca de 40% do gás que consomem, metade do qual vem da Rússia. Alguns países, sobretudo na Europa central e oriental, estão dependentes exclusivamente do gás russo.

(Fonte: Euronews)

Sem comentários: