08 junho 2007

Ex-general supostamente envolvido no assassínio de Hrant Dink


Um militar supostamente implicado na morte do jornalista de ascendência arménia Hrant Dink apresentou queixa contra o advogado da família do jornalista por difamação.
O ex-general Veli Kuçuk, iniciou ontem um processo por difamação contra o advogado da família de Hrant Dink, Erdal Doğan, nas vésperas do início do julgamento dos presumíveis assassinos, no dia 2 de Julho.
Erdal Doğan, a quem o ex-general exige uma indemnização de 10.000 liras turcas (cerca de 5.000 euros), vai comparecer no tribunal no dia 18 de Setembro.
O advogado classificou o processo de "tragicómico" e lamentou que os encarregados de investigar o assassínio de Hrant Dink não tenham interrogado Veli Kuçuk, apesar da família do jornalista o considerar implicado no crime.
Após investigar o assassínio de Hrant Dink, o seu advogado, Erdal Dogan, declarou à imprensa que o seu cliente ficou extremamente intimidado com a participação de Veli Kuçuk num processo contra ele por "humilhação da identidade turca", em 2006.
Personagem chave no caso Susurluk de 1996, que ressaltou as relações estreitas entre as forças de segurança, os grupos mafiosos e os esquadrões de morte fascistas, Veli Kuçuk foi citado várias vezes em casos judiciais que nem sempre foram resolvidos.
Hrant Dink, director e cronista do semanário bilingue arménio e turco Agos, morreu no passado dia 19 de Janeiro de 2007 em resultado dos disparos de um jovem desconhecido em frente ao edifício do jornal, em Istambul.

(Fonte: Europa Press)

Sem comentários: