03 junho 2007

Americanos criticam o suposto plano da Turquia de invasão do norte do Iraque para combater os rebeldes curdos

O secretário da Defesa americano, Robert Gates, criticou hoje o suposto plano da Turquia de enviar tropas do país para o norte do Iraque para combater os rebeldes curdos.
Gates disse à imprensa em Singapura que simpatiza com os turcos e partilha da sua preocupação relativamente aos ataques dos guerrilheiros. No entanto, acredita que "não ocorrerá nenhuma acção militar unilateral através da fronteira e dentro do Iraque".
Há um mês, o Exército turco intensificou as operações contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) perto da fronteira iraquiana. Fontes da província de Sirnak, na fronteira com a Síria e o Iraque, afirmaram que viram um comboio de 100 carros de combate a passar pelo centro da cidade em direcção à fronteira com o Iraque. Na quinta-feira, o chefe do Estado-Maior do Exército, general Yaşar Büyükanıt, disse que tudo estava a postos para uma incursão no norte do Iraque e que os militares apenas aguardavam a ordem do Governo. "Já deixei claro que esta operação é uma necessidade militar", afirmou.
"Centenas de turcos morrem todos os anos em virtude dos actos terroristas curdos, e estivemos a trabalhar com os turcos para tentar ajudá-los a controlar o problema em solo turco", afirmou o secretário da Defesa norte-americano.
No Sábado, o primeiro-ministro do Iraque, Nouri Al-Maliki, pediu à Turquia para respeitar a fronteira do país e ressaltou que o Governo de Bagdad não permitirá que o Curdistão iraquiano se transforme num campo de batalha.

(Fonte: EFE)

Sem comentários: