30 abril 2007

Karzai e Musharraf em encontro diplomático na Turquia

Os presidentes do Afeganistão e do Paquistão, respectivamente, Hamid Karzai e Pervez Musharraf, estiveram presentes ontem num jantar oferecido pelo presidente turco Ahmet Necdet Sezer, em Ancara, antes do encontro de hoje de conversações bilaterais para acalmar as tensões na luta contra a insurreição talibã.
Antes de voar para a Turquia, Karzai disse ter um “desejo tremendo” de paz. “Eu vou com muita esperança, com um desejo tremendo de paz nesta região.” Acrescentou ainda, “o Afeganistão vai à Turquia com o coração aberto, com um grande desejo. Espero que seja recíproco.”
Recriminações mútuas têm perturbado as relações entre o Afeganistão e o Paquistão, ambos aliados chave dos Estados Unidos na luta contra o terrorismo.
“Todos estamos a sofrer, não é só o Afeganistão, não é só o Paquistão, é toda a região a sofrer,” disse Karzai. “A luta contra o terrorismo está a tornar-se ainda mais importante, e a cooperação entre todos nós a esse respeito torna-se mais necessária.”
Cabul acusa Islamabad de não fazer o suficiente para impedir os extremistas de entrarem no Afeganistão a partir das zonas tribais paquistanesas situadas ao longo da fronteira para aumentarem as fileiras dos insurrectos talibãs. Islamabad, por seu turno, assegura ter tomado as medidas necessárias e acusa o Afeganistão de atribuir ao Paquistão o seu insucesso na luta contra os talibãs, frente a um tráfico de droga em expansão e à acção dos senhores da guerra afegãos.
Apesar de um ataque suicida que feriu o ministro do Interior do Paquistão no passado sábado, o encontro realizou-se conforme planeado.
Ambos acordaram a criação de uma comissão conjunta sob a égide da Turquia para reforçar a confiança entre os seus países. O acordo integra uma declaração conjunta divulgada no final do encontro trilateral, cujo objectivo era reduzir as tensões entre o Afeganistão e o Paquistão face às acusações mútuas relativas às actividades da rede terrorista Al-Qaida na região.
Os líderes afegão e paquistanês comprometem-se a "tomar uma medida imediata sobre trocas específicas de informações" e a "recusar qualquer possibilidade de abrigo, treino e financiamento a terroristas e elementos implicados em actividades subversivas contra o Estado nos seus dois países", segundo a declaração conjunta. Os dois presidentes acordaram na criação de uma comissão conjunta, e concordaram em ter novas discussões na Turquia até ao final do ano ou início de 2008, declarou à imprensa o chefe de Estado turco, Ahmet Necdet Sezer, que participou na reunião.
Foi a primeira vez desde Setembro que os dirigentes afegão e paquistanês se encontraram.
Segundo Sezer, a "Declaração de Ancara" constitui "um passo importante" para desenvolver uma cooperação concreta entre os três países.
Além de Karzai, Musharraf e Sezer, participou na reunião o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan.
A mediação da Turquia foi acordada durante uma recente visita a Cabul do ministro dos Negócios Estrangeiros turco e actual candidato à presidência, Abdullah Gül.

Sem comentários: