29 maio 2007

Deputados agridem-se durante votação parlamentar

Vários deputados agrediram-se fisicamente, ontem, durante a votação parlamentar do pacote de emendas à Constituição vetado pelo presidente da República na semana passada.
Ontem foi completada a primeira volta da votação parlamentar do pacote de emendas à Constituição. O Partido da Justiça e desenvolvimento (AKP, no poder) e o Partido da Mãe Pátria (ANAVATAN) votaram a favor, tal como previsto, enquanto que o maior partido da oposição, o Partido Republicano do Povo (CHP) manteve a votação contra. Os primeiros artigos do pacote receberam mais de dois terços dos votos, mas para o processo de aprovação ser completo é necessária uma segunda volta na próxima quinta-feira.
As agressões físicas entre os deputados ocorreram na sequência da forte crítica de Ümmet Kandoğan, deputado independente por Denizli, ao presidente Ahmet Necdet Sezer. Kandoğan argumentou que Sezer não foi neutral e que vetou o pacote por “medo e pânico”, mostrando uma fotografia de Sezer a olhar para Erdoğan, em Izmir, durante um exercício militar. “Um presidente responsável pela unidade da nação está a olhar com aversão”, disse Kandoğan. Quando Kandoğan terminou o seu discurso os deputados do CHP começaram a agredir Kandoğan por ter insultado o chefe de Estado. Imediatamente os deputados do AKP agrediram os deputados do CHP em defesa de Kandoğan.
O deputado do CHP por Ordu, İdris Naim Tandoğan e o deputado do AKP por Kilis, Veli Kaya trocaram agressões. Para tentar separar os deputados, o deputado do CHP por Izmir, Ali Rıza Bodur foi atingido com um soco. O canal de televisão do Parlamento suspendeu a emissão enquanto as agressões continuavam.
O presidente Ahmet Necdet Sezer vetou o pacote na semana passada, alegando que o mesmo era contra o sistema parlamentar turco e que poderia causar instabilidade. O AKP insistiu na mudança constitucional depois de não ter conseguido eleger o presidente no Parlamento no mês passado. Com este pacote, o AKP pretende nomeadamente a realização de eleições presidenciais por sufrágio universal no dia 22 de Julho.
Um membro do CHP, Ali Topuz, pediu a Kandoğan para pedir desculpa ao Parlamento. Eyüp Fatsa, líder da bancada parlamentar do AKP, disse que o seu partido não aprova as palavras de Kandoğan.

Sem comentários: