30 maio 2007

Bartolomeu I pede reconhecimento dos direitos das minorias na Turquia


O Patriarca Ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I, pediu o reconhecimento de "todos os direitos civis" das minorias na Turquia.
Defendendo o princípio da reciprocidade, o líder ortodoxo lembrou que os muçulmanos são protegidos no resto da Europa. Os cristãos na Turquia deveriam, por isso, gozar dos mesmos direitos que os muçulmanos têm no país e na Europa. "Não queremos apenas a liberdade de celebrar a nossa fé dentro das igrejas, mas também o reconhecimento de todos os direitos civis, tal como os nossos irmãos muçulmanos na Turquia, os mesmos direitos civis que eles têm, justamente, na Europa", disse.
Aproveitando a presença de eurodeputados do Partido dos Verdes, o Patriarca indicou ser "motivo de celebração ver os nossos irmãos muçulmanos participarem activamente na vida civil dos países europeus".
Em relação à exigência da Turquia de que o Patriarca de Constantinopla seja turco de nascimento, o que condiciona em grande medida a eleição da figura primeira do Patriarcado Ortodoxo, Bartolomeu I lembra que, por várias vezes, se dirigiu ao governo de Ancara sem nunca ter obtido qualquer resposta. A sua proposta passa pela possibilidade de ser oferecida a nacionalidade turca ao Patriarca que for eleito.
Em relação às eleições de 22 de Julho, Bartolomeu I deixa votos de que o novo governo "leve por diante reformas radicais para o bem do nosso país".

(Fonte: Agência Ecclesia)

Sem comentários: