24 maio 2007

Ataque em Ancara perpetrado por bombista suicida


O ataque de terça-feira, no centro de Ancara, que matou seis pessoas e feriu 91, foi perpetrado por um bombista suicida.
O governo reforçou as medidas de segurança em todo o país para prevenir ataques semelhantes. A explosão aconteceu em plena hora de ponta no distrito de Ulus, uma zona com muito comércio e movimento, destruindo parcialmente um dos mais antigos centros comerciais de Ancara e cerca de 100 metros de área circundante. Entre os feridos, oito são cidadãos paquistaneses que estavam em Ancara para participar numa feira internacional de defesa que ainda está a decorrer. Inicialmente foi avançado que um dos mortos teria nacionalidade paquistanesa, facto que foi desmentido mais tarde.
O governador de Ancara, Kemal Önal, anunciou os nomes dos seis mortos, todos eles com idades entre os 19 e os 32 anos de idade. Quase todos trabalhavam no interior do centro comercial ou eram vendedores que estavam na área adjacente ao edifício. O governador de Ancara disse também que a polícia encontrou dois dedos pertencentes a um indivíduo de 28 anos com cadastro e que não figurava na lista dos mortos e feridos. O suspeito, identificado como Güven Akkuş, terá efectuado o ataque com explosivos de plástico colocados à volta do corpo.
As partes do corpo de Akkuş estão a ser investigadas por uma equipa forense. Membros da família de Akkuş foram também levados sob custódia, ontem em Istambul, mas foram mais tarde libertados por não terem sido encontradas conexões com organizações terroristas.
Güven Akkuş não mantinha contacto com a família há nove anos.
“A tipologia dos explosivos utilizados e do método do ataque é semelhante ao da organização terrorista”, disse Önal, referindo-se ao PKK, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão. "Contudo, a polícia ainda está a determinar se Akkuş, que foi detido várias vezes e esteve preso durante dois anos, era membro do PKK", referiu Önal. “Até agora as evidências mostram que agiu sozinho, mas continuamos a investigar", acrescentou.
Em declarações breves, que precederam as do governador de Ancara, o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdoğan, disse que o ataque aconteceu após a comissão anti-terrorismo do país ter concluído que o PKK poderia levar a cabo ataques com bombas nas cidades mais importantes. “A comissão, que teve uma das suas reuniões de rotina há três dias, estava preocupada com o facto da organização terrorista poder perpetrar tais ataques nas cidades mais importantes e nas regiões turísticas", revelou Erdoğan em Istambul.

Sem comentários: