29 abril 2007

Turcos manifestam-se em Istambul em defesa da laicidade do país


A Turquia está à beira de uma crise política e o ambiente é tenso. Está a acontecer neste momento, em Istambul, uma nova manifestação para defender a laicidade do país. Acorreram milhares de pessoas e ainda são esperadas mais. Ontem, um milhar de pessoas juntou-se em frente da Universidade de Ancara. A candidatura do ministro dos Negócios Estrangeiros, Abdullah Gül, à presidência não está apenas a dividir a sociedade turca, está também a provocar uma crise entre o Governo e o exército. Os partidos laicos e as chefias militares temem que a eleição de Abdullah Gül, membro do AKP, de tendência islamita, ponha em causa a separação entre religião e Estado. Gül não foi eleito à primeira volta e o exército, através do chefe do Estado-Maior, o general Yaşar Büyükanıt, diz estar preocupado e pronto a intervir para defender os valores laicos. Com o desenhar da crise, a imprensa e a oposição reclamam eleições antecipadas. Tal ocorrerá se o Tribunal Constitucional invalidar a votação de sexta-feira como pedem os partidos laicos, que boicotaram a sessão parlamentar. O Governo contesta a ingerência do exército nas presidenciais, e, por intermédio do ministro da Justiça, Cemil Cicek, recordou ontem em comunicado que as Forças Armadas estão sob tutela do primeiro-ministro.
Dezenas de nacionalistas manifestaram-se ontem em Istambul contra a ingerência do exército. Também a União Europeia pede aos militares turcos que fiquem fora da política e recorda que a democracia é condição fundamental para a candidatura da Turquia ao clube europeu.

(Fonte: Euronews)

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostaria de ver a Turquia na Europa mas, como é eviente dentro de um sitema democrático adequado para tal.
Não estou 100 por cento a par dos problemas turcos, mas gostaria de os ver caminhar com rapidez rumo a esse objectivo. Claro que eu seria por um Estado Turco laico, deixando que o povo digira a religião como lhe aprover. Acho que as religiões nunca deveriam ser oficiais, mas isso sou eu! Bjs.