13 abril 2007

Presidente Sezer: "O sistema secular da Turquia corre grande perigo"


O sistema de governo secular da Turquia depara-se com seu maior desafio desde a fundação da República turca, em 1923, afirmou hoje o presidente Ahmet Necdet Sezer, um dia depois do chefe do Estado-Maior general das Forças Armadas turcas ter defendido o secularismo.
Em declarações dadas na Academia de Guerra semanas antes das eleições presidenciais marcadas para Maio, e nas quais pode ser eleito o primeiro presidente turco com raízes islâmicas, Sezer disse também acreditar na existência de uma campanha para minar as Forças Armadas do país.
Os militares vêem-se como os últimos guardiões do sistema secular da Turquia, fundado por Mustafa Kemal Atatürk, e nos últimos 50 anos já tiraram do poder quatro governos.
"O regime político da Turquia não se depara com um perigo deste tipo desde a fundação da República," disse Sezer. "As acções dirigidas contra a ordem secular e os esforços para colocar a religião dentro da política estão a alimentar as tensões sociais," acrescentou.
Amanhã, dia 14 de Abril, está prevista uma manifestação de grandes proporções, organizada pelos partidários do secularismo, para protestar contra os planos do primeiro-ministro turco, Tayyip Erdoğan, de concorrer à presidência.
A elite secular do país teme a possibilidade de Erdoğan (um ex-activista islâmico) minar a separação entre o Estado e a religião caso seja eleito.
O Partido do Governo (AKP), deve nomear o seu candidato à presidência na próxima quarta-feira. Como possui uma folgada maioria no Parlamento, o seu candidato deve, quase certamente, substituir o secularista convicto Sezer, cujo mandato termina no dia 16 de Maio.
Na quinta-feira, o chefe das Forças Armadas do país, general Yaşar Buyukanıt, fez um alerta ao Partido AKP, afirmando que o próximo chefe de Estado do país deveria ser um seguidor fiel do sistema secular turco.

(Fonte: Reuters)

Sem comentários: