30 abril 2007

A maior associação industrial e empresarial da Turquia (TÜSİAD) apela a eleições antecipadas

A maior associação industrial e empresarial da Turquia, TÜSİAD, apelou no domingo a eleições antecipadas como forma de resolver o choque entre o exército e o Governo. “São necessárias eleições antecipadas para proteger a integridade inviolável do secularismo e democracia,” declarou ontem a Associação Turca dos Industriais e Empresários (TÜSİAD).
O apelo às eleições antecipadas, feito pelo "lobby" de negócios mais poderoso da Turquia, veio no seguimento da reacção do investimento estrangeiro aos acontecimentos da passada sexta-feira. Aos resultados da primeira volta das eleições presidenciais, seguiu-se o apelo ao Tribunal Constitucional, acção rapidamente seguida por um sério aviso do exército. Estes eventos deixaram os investidores estrangeiros cautelosos durante o fim-de-semana com expectativas de que os mercados iriam reflectir esses acontecimentos hoje.
"Penso que os mercados poderão estar sob pressão na segunda-feira,” referiu o director da Goldman Sachs, Ahmet Akarlı, ontem.
Segundo o analista político Soli Özel, professor na Universidade Bilgi de Istambul, “se a situação não se clarifica nos próximos dias, ninguém pode adivinhar os resultados."

Sem comentários: