24 abril 2007

Abdullah Gül é o candidato do Governo à presidência da República


O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, acabou de confirmar há escassos minutos que o ministro dos Negócios Estrangeiros do seu Governo, Abdullah Gül, será o candidato do partido do Governo (AKP) às eleições presidenciais.
"Depois de todas as nossas consultas e discussões para o 11.º presidente, o nosso caro ministro dos Negócios Estrangeiros, Abdullah Gül, foi proposto para a presidência," disse Erdoğan há poucos minutos na Grande Assembleia Nacional turca, onde o AKP possui uma larga maioria.
Será esse Parlamento que irá eleger o novo presidente turco, numa série de votos que terão início no próximo dia 27. O novo presidente iniciará funções no dia 16 de Maio.
Veremos como é que os secularistas turcos irão reagir a esta notícia, uma vez que a mulher de Gül usa véu islâmico. De referir que nenhum homem na Turquia pode integrar as Forças Armadas turcas se a sua mulher usar véu islâmico. O presidente da República é o representante maior das Forças Armadas turcas a par do guardião do secularismo, uma entidade militar separada do Governo que "policia" o secularismo e que actualmente está representada no chefe do Estado-Maior general das Forças Armadas, o General Yaşar Büyükanıt.

2 comentários:

Anónimo disse...

Oi, sou brasileira e morei em Ancara durante o ano de 2006 através de intercambio. É uma pena que enquanto estive aí nao conhecia seu trabalho.
Hoje, de volta ao Brasil, sinto muitas saudades da Turquia e a procura de informações sobre o país, encontrei seu blog. Ele sera muito útil!
A parte de noticias, de culinaria, enfim...tudo! Meus Parabens!
Voce trabalha aí como jornalista correspondente de Portugal?

Lídia Lopes disse...

Olá Suellen,

Muito obrigada pelas suas palavras. Volte sempre!