20 abril 2007

EUA e Turquia discutem operação no norte do Iraque

O coordenador do departamento de Estado norte-americano para o Iraque, David Satterfield, reuniu-se hoje em Ancara com membros do Estado-Maior do exército turco para abordar a questão da utilização do norte do Iraque pelo ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) como posição de retaguarda.
No encontro, foi também abordada a conferência de países vizinhos do Iraque, que se realizará em Sharm el-Sheikh (Egipto) a 3 e 4 de Maio, e a luta contra o terrorismo.
Satterfield fez primeiro uma visita de cortesia ao vice-secretário dos Negócios Estrangeiros, Ertuğrul Apakan, e depois encontrou-se com o enviado especial da Turquia ao Iraque, Oğuz Çelikkol.
Fontes do ministério dos Negócios Estrangeiros revelaram à imprensa turca que uma possível operação militar, por parte do exército turco, para derrubar as bases do PKK no norte do Iraque não foi discutida durante o encontro. Fontes do ministério sublinharam que Satterfield é um coordenador para o Iraque, não um enviado para derrubar o PKK. Revelaram que a Turquia e os Estados Unidos trocaram pontos de vista sobre soluções pacíficas para os problemas enfrentados no Iraque na base do consenso.
Mais tarde, Satterfield visitou o gabinete do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Yaşar Büyükanıt.
Na semana passada, o general Yaşar Büyükanıt, assegurou que uma operação no norte do Iraque era necessária e traria benefícios ao país. No entanto, esta semana, o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, demonstrou pouco interesse numa operação desse tipo, ao destacar que traria mais riscos ao país do que eventuais ganhos. O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, também manifestou objecções a uma operação deste tipo no norte do Iraque, alegando que "não resolveria o problema". Porém, disse entender as preocupações expressadas, dada a presença de bases do PKK no Iraque, utilizadas para matar pessoas na Turquia. Washington aconselha a Turquia a evitar qualquer acção unilateral contra o Iraque.

Sem comentários: