30 abril 2007

Erdoğan apelou à estabilidade e destacou o bom desempenho da economia

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, fez um apelo à estabilidade e destacou o bom desempenho da economia durante o seu Governo, num discurso à nação gravado no passado sábado e transmitido esta segunda-feira pela estação pública de televisão turca.
"Há quatro anos e meio, este país era assolado por problemas graves que felizmente foram superados, um a um," disse Erdoğan, cujo Governo foi eleito em 2002 durante uma crise financeira marcada pela elevada inflação e pela desvalorização da moeda. Erdoğan lembrou que a taxa de crescimento da economia era de 7,3 por cento entre 2003 e 2006, e que o rendimento per capita anual quase duplicou, chegando a mais de 5000 dólares durante o seu Governo.
"Neste momento, basta protegermos o clima de estabilidade, basta protegermos o clima de paz. Basta que não prejudiquemos o clima de confiança que trabalhamos tanto para construir," acrescentou Erdoğan. "Unidade, proximidade, solidariedade, são as coisas de que mais precisamos," disse Erdoğan, sem fazer nenhuma referência directa ao impasse político que a Turquia atravessa.
O seu discurso foi gravado no sábado, um dia depois do exército ter ameaçado intervir no processo das eleições presidenciais. O exército, que se vê como o guardião do sistema secular turco, derrubou quatro governos desde 1960.
O partido de Erdoğan, o partido AK, nomeou o ministro dos Negócios Estrangeiros como seu candidato presidencial, e este já negou desistir da candidatura. O Parlamento, no qual o AKP detém a grande maioria, é responsável pela eleição do presidente.
Os mercados financeiros turcos caíram, fruto da cautela dos investidores face ao clima de instabilidade política. Esse clima de incerteza foi despoletado pelo recurso que a oposição apresentou ao Tribunal Constitucional tendo em vista a anulação das eleições presidenciais, pela grande manifestação anti-governo de Domingo e pela ameaça do exército.
Mas o partido de Erdoğan, apoiado pela União Europeia, mostrou uma atitude desafiadora sem precedentes para com o poderoso exército.
Os secularistas temem Erdoğan e Gül, ambos antigos islamitas cujas mulheres usam o véu islâmico proibido em todas as instituições governamentais turcas, de querer subverter a estrita separação entre religião e Estado que vigora na Turquia.
Erdoğan e Gül rejeitam essa ideia e remetem para a sua política pró-Ocidente. Gül tem sido o grande líder e mentor das negociações de adesão da Turquia à União Europeia.
O Tribunal Constitucional Turco começou na segunda-feira a examinar o pedido da oposição para a suspensão da eleição presidencial, decisão que pode despoletar eleições antecipadas. Na perspectiva de muitos analistas, a realização de eleições antecipadas contribuirá para uma acalmia das tensões.
O tribunal disse que vai tentar apresentar um veredicto no próxima quarta-feira, altura em que está prevista a segunda ronda de votos na candidatura de Gül. Não se prevê que Gül ganhe a presidência antes da terceira volta, a 9 de Maio.
O líder do CHP, o maior partido secularista da oposição, Deniz Baykal, apelou na segunda-feira à criação de uma aliança anti-governo protagonizada por todos os partidos da oposição e acusou o AKP de minimizar as preocupações seculares do povo.
Na grande manifestação de Domingo em Istambul, a maior cidade Turca e centro de negócios do país, muitos manifestantes acusaram o governo de estar a planear um Estado islamita e criticaram-no por não ter consultado os seus oponentes na escolha do presidente, detentor de grande peso simbólico e com importantes poderes de veto.
O AKP, criado a partir de um partido islâmico que foi banido, é apoiado por Turcos conservadores a nível religioso mas ganhou também apoio adicional por ter levado a cabo reformas económicas tendo em vista a entrada na União Europeia. Chegou ao poder em 2002, meses depois de ter sido criado.
Os seus adversários acusam-no de promover secretamente ideias religiosas entre os oficiais no seio da burocracia de Estado. A eleição de Gül iria acabar com a verificação e sanção do poder do governo.
Desde 1960 que o exército, o segundo maior da NATO, derrubou dois governos com golpes duros e outros dois por "golpes ligeiros", pressionando os líderes a resignarem. Mas os anteriores poderes do exército decresceram, em virtude de reformas levadas a cabo pelo AKP no âmbito da adesão à União Europeia.

Sem comentários: