25 abril 2007

Chefe do Conselho de Educação Superior da Turquia foi alvo de atentado

O chefe do Conselho de Educação Superior da Turquia (YÖK), Erdoğan Teziç, um conhecido defensor da ordem secular no país, sobreviveu hoje a uma tentativa de atentado em Ancara.
Um agressor desconhecido entrou por volta das 13.30 horas locais no edifício do YÖK pela garagem, e anunciou aos agentes de segurança que queria ver Teziç. A segurança opôs-se ao encontro, ao detectar que o homem transportava uma arma. O homem tentou então escapar, e os serviços de segurança dispararam contra ele. Segundo testemunhas oculares, durante a fuga, o suspeito disparou três tiros para o ar, ameaçou vários motoristas para que o ajudassem a escapar, e finalmente utilizou um táxi para fugir.
O suspeito, um homem de 30 a 35 anos, é procurado pela polícia. As suas imagens, captadas por câmaras de segurança, foram divulgadas pelas televisões do país.
Segundo o vice-presidente do YÖK, Aybar Ertepınar, nenhuma pessoa ficou ferida no incidente.
Ertepınar afirmou que os membros do YÖK receberam ameaças de diversos tipos, mas disse que algo assim não era esperado.
O YÖK, que reúne os reitores das universidades da Turquia, caracteriza-se por ser um organismo fortemente opositor às políticas educacionais do Governo de Recep Tayyip Erdoğan e um importante reduto dos sectores laicos do país.
Esta tentativa de assassissínio aconteceu um dia depois do anúncio da candidatura à presidência do país do ministro dos Negócios Estrangeiros, Abdullah Gül, um islâmico moderado.

(Fonte: EFE)

Sem comentários: