30 março 2007

Foi inaugurada como museu a igreja arménia de Aktamar


Depois de longos trabalhos de restauro, foi inaugurada como museu a igreja arménia Surb Khach (Igreja da Cruz Sagrada), localizada na pequena ilha de Aktamar, em Van, no sudeste da Turquia.
O restauro da Igreja de Aktamar e a sua inauguração tornou-se um assunto controverso, por causa das sensibilidades nacionalistas na Turquia e pelos pedidos da diáspora arménia para a sua abertura como local de culto e não como museu.
Mesmo na véspera da sua inauguração pelo ministro da Cultura, Atilla Koç, grupos ultra-nacionalistas organizaram um pequeno protesto em Van e clamaram que o partido do Governo (AKP), se tinha rendido às pressões americanas e arménias, restaurando e reabrindo a igreja.
Mais de 300 convidados, compostos por dignatários nacionais e estrangeiros, nomeadamente o ministro da Cultura arménio, Gagik Gyurgian, assim como o patriarca Mesrob II, líder espiritual da comunidade ortodoxa arménia na Turquia, e líderes de missões de muitas embaixadas creditadas em Ancara, compareceram à cerimónia de inauguração, que começou com um concerto de Tuluyhan Uğurlu.
Durante a cerimónia, o director dos trabalhos de restauro, Cahit Zeydanlı, foi agraciado pelo ministro turco da Cultura com uma placa.
Construído em 915-921, durante o reinado de Gagik I de Vaspurakan, este edifício é considerado um exemplar único da arquitectura arménia. No entanto, após o seu restauro, a igreja da Cruz Sagrada não apresenta a cruz de pedra que originalmente tinha no topo, nem o sino no campanário. Relativamente ao sino, o original está no museu arménio, na cidade iraniana de Tabriz. A ausência da cruz tem levantado alguma polémica.
Um enviado do Vaticano, assim como o patriarca Mesrob II, o líder espiritual da comunidade arménia ortodoxa na Turquia, elogiaram o restauro e inauguração da igreja, que disseram ser um passo que irá contribuir grandemente para a causa da paz e irmandade que todas as religiões têm tentado promover.
O patriarca disse ter pedido ao Governo para colocar a cruz de pedra original da igreja no topo da mesma, e para reconsiderar a abertura da igreja ao culto uma vez por ano, talvez no âmbito das festividades anuais de Aktamar, para que as pessoas possam pelo menos rezar por aqueles que contribuiram para a construção da igreja histórica. Disse que a reabertura da igreja depois de 90 anos é um evento cultural muito importante, e que Aktamar pode ser um importante pólo turístico e uma oportunidade importante de diálogo entre a Turquia e a Arménia.
Os dignatários da Arménia presentes na cerimónia, entraram na igreja com pequenas bandeiras arménias. Alguns dos convidados arménios benzeram-se no final da cerimónia, colocaram dezenas de velas que trouxeram da Arménia em várias partes da igreja e queimaram incenso. Por outro lado, quando o presidente da Câmara fez declarações, não disse qualquer palavra de boas-vindas ao ministro da Cultura arménio, Gagik Gürciyan, e ao patriarca arménio na Turquia. Ninguém da delegação Arménia foi chamada a intervir na cerimónia.
O ministro da Cultura da Arménia, revelou que uma mesquita antiga turca, em Yerevan ou noutra cidade, será restaurada como resposta a esta generosidade. Esta mensagem foi transmitida ao ministro turco da Cultura no dia da reabertura da igreja.
O ministro da Cultura da Arménia, disse que a reabertura da igreja de Aktamar, mesmo como museu, será um elemento que vai contribuir para a criação de uma atmosfera de confiança entre a Arménia e a Turquia.

Sem comentários: