24 fevereiro 2007

Foi preso o político curdo Hilmi Aydoğdu


O político curdo Hilmi Aydoğdu foi preso na sexta-feira por ter declarado que os Curdos da Turquia insurgir-se-ão contra o Estado, se a Turquia atacar a população curda que vive em Kirkuk, no norte do Iraque.
A polícia deteve Hilmi Aydoğdu, líder da delegação de Diyarbakır do Partido (pró-curdo) da Sociedade Democrática (DTP), quando este abandonava uma conferência. O gabinete da Procuradoria em Diyarbakır, no sudeste da Turquia, delegou o caso para o tribunal da cidade, onde o juíz decretou a prisão por "incitamento ao ódio e hostilidade", um crime punível com pena de prisão até três anos, de acordo com o Código Penal turco. Os advogados de Aydoğdu apelaram ao tribunal para a sua libertação imediata. Também a Associação dos Direitos Humanos (İHD) disse que esta prisão era "inaceitável" e um ataque à liberdade de expressão.
Em declarações publicadas em vários jornais turcos, Aydoğdu avisou a Turquia relativamente à adopção de qualquer medida contra a cidade de Kirkuk. A Turquia tem combatido a violência separatista do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) há mais de duas décadas e expressou preocupação de que os grupos curdos do Iraque pudessem controlar essa cidade e incorporá-la na região que dominam. Houve até quem sugerisse que Ancara devia organizar uma operação militar para prevenir esse facto. “As duas partes desta guerra seriam a Turquia e os Curdos no Iraque. Existem cerca de 20 milhões de Curdos na Turquia, e os 20 milhões de Curdos iriam olhar para essa guerra como um ataque contra eles.” Os jornais citaram estas declarações de Aydoğdu.
A Turquia está preocupada que os Curdos do Iraque queiram usar os dividendos do petróleo de Kirkuk para sua independência, facto que encorajaria o PKK na Turquia, que luta pela autonomia curda desde 1984, conflito onde já perderam a vida cerca de 37 000 pessoas.
A Turquia não parou as incursões militares no Iraque para deter membros do PKK, apesar dos avisos de Washington que receia que essas acções possam criar tensões com os grupos curdos do Iraque que têm sido aliados importantes dos Estados Unidos.
As autoridades turcas acusam frequentemente o DTP de ter ligações com o PKK, listado como organização terrorista pelos Estados Unidos e pela União Europeia.

Sem comentários: