17 fevereiro 2007

Está confirmada gripe das aves em três aldeias do sudeste da Turquia


A gripe das aves continua a avançar no sudeste da Turquia, com a confirmação do vírus em três aldeias, perto das cidades de Diyarbakır e Batman. Após a confirmação da presença do vírus foram abatidas 340 aves.
Após a morte suspeita de vários animais em duas aldeias do sudeste da Turquia, Kocalar e Akoba, foram realizadas análises a várias aves, e os habitantes dessas aldeias foram imediatamente colocados em quarentena.
As autoridades dizem que foram tomadas todas as precauções necessárias, e que as aldeias estão a ser desinfectadas por várias equipas.
Uma mulher de 67 anos, suspeita de ter contraído o vírus da gripe das aves, está também a ser acompanhada. Esta mulher, residente na aldeia de Doluca na província de Batman, sentiu-se doente há uma semana e deu entrada no hospital na passada quarta-feira. A aldeia desta mulher fica situada perto da aldeia de Esentepe, uma das três aldeias onde as autoridades confirmaram a presença do vírus H5N1. A área em redor das três aldeias foi colocada em quarentena e foi iniciado o abate de animais, assim como a realização de análises aos habitantes dessas aldeias. Foram hospitalizadas sete outras pessoas que recearam ter contraído o vírus, mas tiveram alta rapidamente, uma vez que os resultados dos seus testes foram negativos. Entretanto, ocorreu na província de Konya outro caso suspeito de gripe das aves, onde um homem que apanhou um pato e o comeu em casa com os seus filhos foi para o hospital com febre alta e sintomas semelhantes aos da gripe das aves. Contudo, os resultados dos testes realizados a este homem ainda não confirmaram tratar-se de um caso de gripe das aves.

Sem comentários: