19 novembro 2006

Líderes da oposição pedem eleições antecipadas

Com a aproximação das eleições presidenciais, previstas para o próximo ano, os líderes da oposição aumentaram os pedidos de eleições gerais antecipadas, numa tentativa de bloquear o acesso do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan à presidência.
O líder do Partido Republicano do Povo (CHP), Deniz Baykal, apelou na sexta-feira à realização de eleições antecipadas, invocando que a população não quer Erdoğan como presidente da república. “Este facto não pode ser negado, mesmo pelas instituições próximas do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, no governo). Um parlamento prestes a sair, desgastado e no fim do mandato, não deveria eleger o presidente.”
Entretanto, o lider do grupo parlamentar do CHP, Ali Topuz, de visita ao líder do CHP em Aydın, também teceu duras críticas ao primeiro-ministro Erdoğan. Topuz deu uma conferência de imprensa na filial do partido em Aydın, dizendo que o acesso de Erdoğan à cadeira presidencial seria a última etapa das políticas que tem conduzido durante anos. Topuz avisou que os planos reais de Erdoğan incluem mudar a estrutura do tribunal constitucional de acordo com as suas ambições politicas, abusando dos poderes presidenciais. “Ele quer estruturar o Quadro da Educação Superior (YÖK) como bem entende. Ele quer resolver a disputa do véu islâmico a partir do palácio presidencial.” Acrescentou ainda que, se Erdoğan ou o porta-voz do parlamento, Bülent Arınç, forem eleitos para a presidência, a natureza da república secular e democrática vai mudar. “Todas as instituições da república vão sobreviver a isto. O presidente vai tornar-se disfuncional. Eles não podem governar o país como se fosse uma quinta. Eles não podem transformar a Turquia num Irão.”
Entretanto, o líder do Partido do Caminho Verdadeiro (DYP), Mehmet Ağar, que falou numa conferência regional do seu partido na cidade de Bursa, disse que o AKP não sobreviveu às suas promessas eleitorais, e acusou o CHP de polarizar propositadamente a sociedade em vez de desafiar o partido do governo. "A Turquia está a atravessar momentos difíceis e necessita de eleições antecipadas. O governo transformou a Turquia num país de ficções.” O líder do DYP disse que nunca se pode brincar com alguns dos valores da Turquia. “A Turquia tem certos valores que não podem fazer parte de debates eleitorais, não se pode brincar com eles. Esses valores fazem parte do regime republicano,” disse Ağar. Também referiu que as eleições gerais devem acontecer pelo menos no início de Março.

Sem comentários: