26 novembro 2006

Elevadas medidas de segurança durante a visita do Papa

O Departamento de Segurança turco vai adoptar elevadas medidas de segurança em Istambul, Ancara e Izmir, durante a visita do Papa Bento XVI à Turquia na próxima semana.
Numa reunião que decorreu no ministério turco dos Negócios Estrangeiros na quarta-feira, foram decididas todas as medidas de segurança a adoptar durante a visita.
As maiores medidas de segurança serão tomadas no Aeroporto de Esenboğa, em Ancara, antes e depois da aterragem do avião onde viaja o Papa, que chegará cerca das 13 horas do dia 28 de Novembro.
Todo o percurso do Papa vai ser controlado periodicamente com detectores de explosivos. Para além dos seus guarda-costas, o Papa vai ser acompanhado por equipas de segurança turcas.
O Departamento de Segurança determinou três percursos diferentes a serem utilizados pelo Papa quando viajar do aeroporto até ao centro da cidade. Um veículo equipado com dispositivos de segurança irá escoltar o automóvel que o vai transportar.
Bento XVI vai visitar primeiro o Mausoléu de Mustafa Kemal Atatürk (Anıtkabir), e depois vai encontrar-se com o presidente Ahmet Necdet Sezer e com o ministro dos Assuntos Religiosos, Ali Bardakoğlu.
A partir do momento em que a visita do Papa passou a ser considerada crítica, devido às declarações que provocaram um mal estar no mundo islâmico, o Departamento de Segurança tem levou a cabo uma série de conversações com organizações não governamentais para tentar evitar protestos. Os protestantes não serão autorizados a aproximar-se das vias incluídas no percurso do Papa.
O Papa Bento XVI vai passar a sua primeira noite na Turquia na Embaixada do Vaticano, onde serão adoptadas apertadas medidas de segurança em todo o perímetro do edifício.
Foram destacados cerca de três mil polícias para garantirem a segurança do Papa em Ancara, durante as cerca de 20 horas da sua estadia na cidade.

Sem comentários: