28 outubro 2006

Durão Barroso diz que as reformas na Turquia estão a avançar muito devagar


O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, declarou ao jornal italiano ”Corriere della Serra” que antevê um caminho lento e difícil para a total adesão da Turquia à União Europeia.
Barroso disse a um jornalista italiano: "Lamento dizê-lo, mas as coisas não estão a correr bem para a Turquia. Nós estamos a atravessar um período muito crítico com a Turquia. As reformas na Turquia estão a processar-se muito devagar, e eu ainda não vejo os progressos que esperava ver. Nós esperamos que a Finlândia, que preside neste momento à União Europeia, seja capaz de evitar a paragem das negociações de adesão. Mas falando abertamente, estou preocupado."
Barroso falou sobre o debate crescente nos países membros da União Europeia sobre os imigrantes muçulmanos e como se estão a assimilar à sociedade em seu redor, dizendo: "Vou repetir novamente: não devemos olhar para os muçulmanos europeus como se eles fossem de Marte. Mas aqueles que imigram para os nossos países, também devem fazer o possível para se envolverem com as pessoas que os rodeiam."

Sem comentários: