24 setembro 2006

A questão das ordens religiosas na Turquia

A influência política e religiosa das ordens religiosas na Turquia, entrou na ordem do dia após o assassínio de um imame na mesquita İsmailağa, em Istambul.
O evento ocorreu numa região onde os habitantes se comportam e vestem como se fossem controlados por talibãs. Esta situação só foi descoberta após o linchamento e morte do imame pelos crentes.
Nesta região nenhuma loja vende álcool, todas as mulheres usam véu islâmico, todos os homens e rapazes usam longas túnicas islâmicas, e nenhuma agência imobiliária publicita casas nesta área.
A investigação policial inicial e as reportagens jornalísticas, têm revelado que a misteriosa comunidade foi criada pelos seguidores de um líder influente da comunidade de İsmailağa, um ramo poderoso de uma ordem religiosa abrangente.
O crime parece ter sido o resultado de conflitos de interesses dentro da comunidade, que cresceu para ser uma das mais poderosas e ricas sociedades religiosas de Istambul.
A sua crescente riqueza e influência constitui uma preocupação para aqueles que vêem as ordens como um fundamento prático para um Estado teocrático, enquanto alguns conservadores sustentam que as ordens religiosas oferecem a protecção e alívio que os errantes procuram na vida urbana confusa e agitada dos tempos modernos.

Sem comentários: