23 setembro 2006

O Ramadão começa amanhã

O Ramadão começa amanhã

O mês sagrado do Ramadão começa amanhã e termina a 22 de Outubro, sendo seguido pelo Festival do Ramadão (Ramazan Bayramı). Muitas instituições de caridade, associações, edifícios governamentais e câmaras municipais de todo o país prepararam-se para o Ramadão. Em todo o país serão dados alimentos a centenas de milhar de pessoas e serão fornecidos jantares do Ramadão (iftar) gratuitos todos os dias. O ministro da Saúde avisou as pessoas na sexta-feira, pedindo-lhes para se levantarem de noite e comerem antes do jejum, que só termina com o pôr-do-sol. Se não fizerem isso, poderão sentir dores de cabeça, cansaço e tensão arterial elevada, disse o ministro. Referiu igualmente que dietas desequilibradas durante o Ramadão podem originar problemas de saúde, acrescentando: "Deve comer-se devagar e em pequenas quantidades. O jejum deve terminar com uma refeição leve, como sopa, e continuar com outro tipo de comida. Pelo menos dez copos de água devem ser bebidos entre o final de um dia de jejum e o início do próximo". O primeiro dia de jejum termina às 18.53 horas em Ancara, às 19.09 horas em Istambul e às 19.16 horas em Izmir. As mesquitas vão ajustar as horas de oração às horas de trabalho. Os Imames foram avisados pelo Directorado dos Assuntos Religiosos para dedicarem o tempo necessário a cada oração.
O nutricionista do hospital público de Denizli, Mustafa Yıldız, disse na sexta-feira que aqueles que fazem jejum devem terminá-lo cada dia com uma sopa e iniciar o jantar dez minutos depois. Disse também que, apesar do jejum ser um acto muito saudável, muitas pessoas sofrem de problemas de peso e problemas cardíacos durante o Ramadão, devido a dietas desequilibradas. “Alguns jantares após o jejum são muito fortes. Depois de um dia sem ingestão de alimentos, o organismo não está preparado para digerir tanta comida. Muitas pessoas são hospitalizadas depois de um jantar forte durante o Ramadão.”
O presidente do Crescente Vermelho (Kızılay) de Mersin, Dr. Merthan Tunay, disse na sexta-feira que doar sangue uma hora depois do fim do jejum é benéfico para a saúde, e que as doações de sangue durante o Ramadão baixam consideravelmente. Tunay disse ainda que doar sangue baixa o risco de ataque cardíaco, o nível de gordura no sangue e aumenta a resistência do organismo às doenças. Disse também que as pessoas podem doar sangue de manhã cedo durante o jejum, mas acrescentou não ser aconselhável, porque o jejum provoca a descida do nível de açúcar no sangue. Depois de um dia de jejum, a ingestão de alimentos faz com que o metabolismo trabalhe mais depressa e aumente os níveis de gordura e de colesterol no sangue, sendo recomendada a doação de sangue uma hora depois do jejum terminar.

Sem comentários: