22 setembro 2006

A escritora Elif Şafak foi absolvida

A escritora Elif Şafak foi absolvida

O juiz Irfan Adil Uncu ilibou Elif Şafak de todas as acusações, no 1º Tribunal Criminal de Beyoğlu, em Istambul. A escritora poderia incorrer numa pena de até três anos de prisão, por uma personagem de ficção do seu mais recente livro "O Bastardo de Istambul", referir o genocídio de Arménios na Turquia durante a Primeira Grande Guerra.
Şafak não compareceu no tribunal, por ainda se encontrar num hospital de Istambul depois de ter dado à luz uma menina no passado sábado.
Manifestantes nacionalistas envolveram-se em confrontos com observadores internacionais e apoiantes da escritora à porta do tribunal, ontem de manhã. Os manifestantes empunhavam bandeiras turcas e outras bandeiras onde se lia “AB Faşismi" (Fascismo da UE) com a suástica nazi rodeada por um círculo de estrelas, como na bandeira da União Europeia. Ninguém foi ferido nesta manifestação, mas a policia prendeu duas pessoas.
Observadores europeus e internacionais viram o caso como um teste à vontade da Turquia reformar o seu sistema legal, para ir de encontro às normas da União Europeia no que diz respeito aos direitos humanos básicos como a liberdade de expressão. Şafak disse à cadeia de televisão turca "NTV" estar "muito feliz com a decisão do tribunal", mas expressou preocupação relativamente a uma "cultura de linchamento" em desenvolvimento na Turquia.

Sem comentários: