25 setembro 2006

Chuvas torrenciais na Turquia

Chuvas torrenciais na Turquia
Chuvas e ventos fortes estão a afectar a maior parte do centro, sul e oeste da Turquia e espera-se que mais regiões sejam afectadas até quinta-feira, dizem os meteorologistas.
A chuva ontem deslocava-se de noroeste para o sul e centro da Anatólia, afectando particularmente a província de Muğla, na região do mar Egeu. As autoridades avisaram que a queda de chuva irá continuar ao longo do dia de hoje na região sul do Mediterrâneo e na região do mar Negro.
Em Muğla, muitas ruas ficaram inundadas depois de meia hora de chuva torrencial, e as autoridades avisaram as populações para se prepararem para mais inundações e trovoadas.
Na popular vila turística do mar Egeu, Kuşadası, as autoridades mediram 50 litros de chuva por metro quadrado.
A chuva provocou muita destruição na região de Sarıyer em Istambul, onde dezenas de casas e lojas foram inundadas. O trânsito ficou parado porque as ruas também ficaram inundadas. Habitantes dessas áreas criticaram a Câmara Municipal, nomeadamente pelas infra-estruturas de escoamento de água não estarem operacionais. As autoridades disseram que 123 casas e lojas foram inundadas em Istambul, nas áreas de Sarıyer e Beykoz no sábado, num total de 65 litros de água por metro quadrado.
“Penso que estamos perante as chuvas mais fortes dos últimos anos,” disse o presidente da Câmara de Sarıyer, Yusuf Tülün, sobre as inundações de sábado.

Sem comentários: